VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA

 

Introdução

A Biologia é o ramo da ciência que estuda os organismos vivos. É uma definição bem simples. No entanto, podemos fazer perguntas mais difíceis e interessantes com essa definição:
O que é vida? 
O que significa estar vivo?
Eu e você estamos vivos. O cachorro que está latindo está vivo, a árvore na frente de casa também está viva. Porém, a neve que cai das nuvens não é viva. O aparelho no qual você está lendo este artigo não está vivo, tão pouco uma cadeira ou mesa. As partes da cadeira feita de madeira um dia estiveram vivas, mas não estão mais. Se você queimar a madeira com fogo, o fogo também não estaria vivo.
O que define a vida?
Como podemos dizer que uma coisa está viva e outra não?
  Para ter essa  definição , devemos fazer uma lista de propriedades que são unicamente característica dos organismos vivos.

Propriedades da vida

1. Organização

.Todos os organismos vivos são constituídos por uma ou mais CÉLULAS, que são consideradas as unidades fundamentais da vida.
Até os organismos unicelulares são complexos! Dentro de cada célula, os átomos formam moléculas, que formam estruturas e organelas celulares. Nos organismos multicelulares as células semelhantes formam tecidos. Os tecidos, por sua vez, participam criando órgãos (estruturas do corpo com função distinta). Os órgãos trabalham em conjunto formando os sistemas orgânicos.
Os organismos multicelulares - como os humanos - são feitos de muitas células. As células nos organismos multicelulares são especializadas para desempenhar funções diferentes e são organizadas em tecidos, como o tecido conectivo, tecido epitelial, músculo e tecido nervoso. Os tecidos formam os órgãos, como o coração ou pulmões, que desempenham funções específicas necessárias ao organismo.
Esquerda: bactéria unicelular em corte longitudinal para mostrar as diversas camadas celulares e o DNA em seu interior. Centro: tecidos multicelulares em humanos. Desenho de tecido conectivo, tecido epitelial, tecido muscular e tecido nervoso. Direita: Diagrama da parte superior do corpo humano com um exemplo de localização do tecido epitelial - o revestimento da boca.
Crédito das imagens: esquerda, adaptada de "Prokaryote cell por Ali Zifan (CC BY-SA 4.0), adaptação sob licença CC BY-SA 4.0 ; centro, adaptada de "Four types of tissue" pelo National Institutes of Health (domínio público); direita, adaptada de "PseudostratifiedCiliatedColumnar" pela equipe Blausen (CC BY 3.0)

2. Metabolismo

Os seres vivos devem usar energia e consumir nutrientes para realizar as reações químicas que sustentam a vida. A soma total das reações bioquímicas que ocorrem no organismo é chamada de metabolismo.
O metabolismo pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo. No anabolismo , os organismos produzem moléculas complexas a partir de moléculas mais simples, enquanto que no catabolismo ocorre o inverso. Os processos anabólicos normalmente consomem energia, sendo que os processos catabólicos podem disponibilizar energia armazenada.

3. Homeostase

homeostasia indica a propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo

4. Crescimento

Os organismos vivos possuem crescimento regulado. As células individuais aumentam no tamanho, e os organismos multicelulares congregam suas muitas células através da divisão celular. Você mesmo começou como uma única célula e agora possui dezenas de trilhões de células no corpostart superscript, 1, end superscript! O crescimento depende de vias anabólicas para a construção de moléculas grandes e complexas tais como as proteínas e o DNA, que é o material genético.

5. Reprodução

Os organismos vivos podem se reproduzir para gerar novos organismos. A reprodução pode ser tanto assexuada, envolvendo um único organismo, ou sexual, requerendo um casal. Os organismos unicelulares, como a bactéria mostrada no lado esquerdo do painel à direita, podem se reproduzir simplesmente dividindo-se em dois!
Esquerda: Figura de uma bactéria Salmonella dividindo-se em duas bactérias. Direita: Figura da união de um espermatozóide e óvulo na fecundação.
Crédito das imagens: esquerda, "Salmonella typhimurium" de Janice Carr (domínio público); direita, "Espermatozoide-óvulo," (domínio público)
Na reprodução sexuada, os organismos do casal produzem as células do espermatozoide e do óvulo, contendo cada uma a metade de sua informação genética, e essas células se fundem para formar um novo indivíduo com um código genético completo. Esse processo, chamado de fertilização, é ilustrado na figura mais a direita.

6. Reação

Os organismos vivos apresentam uma "irritabilidade", significando que respondem aos estímulos ou alterações em seu ambiente. Por exemplo: as pessoas retiram a mão — e rapidamente! — de uma chama; muitas plantas se voltam em direção ao sol; e organismos unicelulares podem migrar em direção a uma fonte de nutrientes, ou afastar-se de uma substância química nociva. 

7. Evolução

As populações dos organismos vivos podem sofrer evolução, significando que a composição genética de uma população pode mudar ao longo do tempo. Em alguns casos, a evolução implica em seleção natural, na qual um traço hereditário, como a cor de pele mais escura ou o bico em formato mais estreito, permite que os organismos sobrevivam e se reproduzam melhor num determinado ambiente. Ao longo de gerações, um traço hereditário que promove uma aptidão vantajosa pode se tornar cada vez mais comum na população, tornando-a mais bem adaptada ao seu ambiente. Este processo é chamado adaptação.


Distinguindo os seres vivos dos seres inanimados

Quão bem as propriedades acima nos permitem determinar se algo é um ser vivo ou não? Vamos revisitar os seres vivos e inanimados que vimos na introdução como um teste.
Os seres vivos que vimos na introdução — seres humanos, cães e árvores - preenchem facilmente todos os sete critérios de vida. Nós, juntamente com nossos amigos caninos e as plantas nos quintais, somos feitos de células, metabolizamos, mantemos a homeostase, crescemos e reagimos. Os seres humanos, cães e árvores também são capazes de se reproduzir, e suas populações passam por evolução biológica.
Os seres inanimados podem apresentar algumas propriedades da vida, mas não todas. Por exemplo, os cristais de neve possuem uma organização — embora não tenham células — e podem crescer, mas não satisfazem os demais critérios da vida. De forma similar, um incêndio pode crescer, se reproduzir, criando novos incêndios, e reagir a estímulos, podendo até mesmo "metabolizar". No entanto, o fogo não possui uma organização, não mantem a homeostase e não possui informação genética necessária para sua evolução.
Os seres vivos podem manter algumas propriedades da vida quando deixam de viver, mas perdem outras. Por exemplo, se você olhar a madeira de uma cadeira ao microscópio, você verá vestígios das células que compunham a árvore viva. Contudo, a madeira não está mais viva e, tendo sido transformada em uma cadeira, não pode mais crescer, metabolizar, manter a homeostase, reagir ou se reproduz.

O conceito de vida ainda está em definição

A questão sobre a definição do que é estar vivo permanece não resolvida. Por exemplo, os vírus—pequenas estruturas compostas por proteínas e ácidos nucléicos que só se reproduzem em células hospedeiras—têm muitas propriedades da vida. No entanto, eles não têm uma estrutura celular e nem podem se reproduzir sem um hospedeiro. Também não há confirmação de que eles mantêm a homeostase, e eles não têm metabolismo próprio.
Diagrama de um vírus. O vírus consiste de um ácido nucleico (genoma) e um revestimento externo de proteína.
Crédito de imagem: Imagem modificada de "Vírus envelopado icosaédrico," de Anderson Brito (CC BY-SA 3.0; a imagem modificada está licenciada sob a licença CC BY-SA 3.0
Por esses motivos, os vírus não são considerados como vivos de forma geral. Contudo, nem todos concordam com essa conclusão, sendo que a questão deles contarem ou não como vida permanece um tópico de debate. Algumas moléculas mais simples do que eles—como os "príons" que causam a doença da vaca louca—e enzimas que fazem auto-duplicação de RNA também apresentam algumas, mas não todas, as características da vida.
Ademais, todas as propriedades da vida que discutimos são características da vida na Terra. Se a vida extraterrestre existir, ela pode ou não compartilhar das mesmas características. De fato, a definição operacional da NASA de que "a vida é um sistema autossustentável capaz de passar pela evolução Darwiniana" abre a porta para mais possibilidades do que o critério definido acimacubed. Contudo, essa definição também torna difícil decidirmos rapidamente se algo está vivo ou não!
Conforme mais tipos de entidades biológicas forem descobertas, na Terra e além dela, pode ser que precisemos repensar o que significa estar vivo. Descobertas futuras podem demandar revisões e extensões da definição de vida.

O que você acha?

Como você definiria a vida? Você adicionaria algo à lista de propriedades acima, tiraria algo, ou usaria uma definição totalmente diferente? Você consegue pensar em exceções ou casos especiais não cobertos pela lista? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!
Segue abaixo link de videos para complementação do estudo acima

130 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 👏🏻📚
    Ivana Silva Queiroz Albuquerque - 300 matutino

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda da Silva Saraiva
    200 matutino

    ResponderExcluir
  4. Karyne de Sousa pinheiro 200 verpetino

    ResponderExcluir
  5. Kauany Belém De Sousa
    201 matutino

    ResponderExcluir
  6. Alane Sousa Neto da Rocha
    201 matutino

    ResponderExcluir
  7. Larissa Beatriz Aquino Cavalcanti
    201 matutino

    ResponderExcluir
  8. Jaqueline Evangelista de Sousa
    200 matutino

    ResponderExcluir
  9. Jhudson Matheus Rocha da Silva
    202 matutino

    ResponderExcluir
  10. Maria Eduarda Lopes Miranda- 300 M.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Eduardo da Conceição Barbosa 202 Matutino

    ResponderExcluir
  12. Maria Clara de Carvalho Oliveira de Sousa, 300 Matutino

    ResponderExcluir
  13. Miqueias do Nascimento Silva, 300 Matutino3 de março de 2021 às 17:27

    Miqueias do Nascimento Silva,300M

    ResponderExcluir
  14. Yasmin Luanda da Silva ,200 vespertino

    ResponderExcluir
  15. Maria Giovana Alves Da Silva3 de março de 2021 às 19:40

    Maria Giovana Alves Da Silva
    202 matutino

    ResponderExcluir
  16. Isis Karolyne Morais Brito
    202 Matutino

    ResponderExcluir
  17. Thalisson De Sousa Lima
    202 matutino.

    ResponderExcluir
  18. Thaylline Nunes Cordeiro 200 matutino

    ResponderExcluir
  19. Fernanda Bruna de Castro Santana,202 matutino

    ResponderExcluir
  20. Anna Karoline Santos Sousa 100 Vespertino

    ResponderExcluir
  21. Alexandre dos Santos Amaral
    Sala 100 matutino

    ResponderExcluir
  22. Jamille Ribeiro de Sousa, Sala 102 matutino

    ResponderExcluir
  23. Suane Soares de Jesus
    Sala: 101
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  24. Em relação ao que parece um quest no final da leitura, vida é algo que está vivo, seria basicamente a mesma definição, constitui de organização, metabolismo, evolução, o crescimento etc. E acredito que ao passar dos tempos iremos complementar ou até mesmo resconstruir uma nova noção do o que é a "vida".

    ResponderExcluir
  25. Maria Fernanda Chaves de Sousa, sala 100 matutino

    ResponderExcluir
  26. Kawilane da Silva Santos
    Sala 100 vespertino

    ResponderExcluir
  27. Helisnanda Castro das Chagas
    Sala100 turno matutino

    ResponderExcluir
  28. Verônica Queiroz de Assis
    Sala 101 matutino

    ResponderExcluir
  29. Vitória Gomes Noleto
    Sala 102, Matutino

    ResponderExcluir
  30. Samuel Queiroz de Assis
    Sala 101 matutino

    ResponderExcluir
  31. Marcos Vinícius Lucena Guedes.
    Sala 100 Vespertino

    ResponderExcluir
  32. Flávia Dávila costa
    Sala 102 matutino

    ResponderExcluir
  33. Maria Júlia dos Santos Coelho Rocha sala 100 matutino

    ResponderExcluir
  34. Mikaelly Moura da Silva
    Sala 100 vespertino

    ResponderExcluir
  35. Bernardina Beatriz da Silva Rodrigues Santos, 101 matutino

    ResponderExcluir
  36. Mohema Fernanda de Oliveira Tavares Noleto
    Sala 102,matutino

    ResponderExcluir
  37. Allan Barros Diamantino 300 vespertino

    ResponderExcluir
  38. Josemara vitoria pereira dos santos 102 matutino

    ResponderExcluir
  39. Glenda Manuela Sousa dos Santos
    Sala 300,vespertino

    ResponderExcluir
  40. Hermilton César Sousa Sodré 100 matutino

    ResponderExcluir
  41. Luís Gustavo Monteiro Rodrigues 100 matutino

    ResponderExcluir
  42. Otilia Mirian de Sousa Ferreira 100 matutino

    ResponderExcluir
  43. Kethellyn Lorrane Sousa Siqueira 100 matutino

    ResponderExcluir
  44. Natália Martins de Paiva
    101 matutino

    ResponderExcluir
  45. Natália Martins de Paiva
    101 matutino

    ResponderExcluir
  46. Wasley Barros de Sousa 100 vespertino

    ResponderExcluir
  47. Renata Cristina Miranda Ribeiro, 300 vespertino.

    Muito informativo e útil 🙏🏾

    ResponderExcluir
  48. Maísa Almeida Pereira, 101 matutino

    ResponderExcluir
  49. Jainy Aparecida dos Santos Fantin.
    100, matutino.

    ResponderExcluir
  50. Adriane de Aquino Silva, 300 vespertino

    ResponderExcluir
  51. Mayana Batista de Morais Leão.
    102,matutino.

    ResponderExcluir
  52. Joao Wendel Figueiredo da Silva
    Sala :101
    Turno: matutino

    ResponderExcluir
  53. Roberth luis barbisa da silva
    turma:101
    Turno:matutino

    ResponderExcluir
  54. Ana Beatriz Costa Leandro
    Turma 102 matutino

    ResponderExcluir
  55. Pâmela de Souza Santos
    100 vespertino

    ResponderExcluir
  56. Geovana de sousa Noleto
    Turno:martutino
    Sala:100

    ResponderExcluir
  57. Otavio Alves Jorge, 1° ano matutino
    Sala: 101

    ResponderExcluir
  58. Suanne da Silva Oliveira
    Turno:vespertino
    Sala:100

    ResponderExcluir
  59. Brenda da Silva Correia
    Turno:vespertino
    Sala:100

    ResponderExcluir
  60. Lunna Maria Assunção e Silva
    Turno: vespertino
    Sala:100

    ResponderExcluir
  61. Pedro Rusvel Pinheiro Siqueira de Carvalho
    100 vesp

    ResponderExcluir
  62. Gabrielly De Sa Albuquerque
    Turno:Vespertino
    Sala: 100

    ResponderExcluir
  63. Ana Júlia Oliveira Rodrigues
    101 Matutino 1°ano
    Achei massa esse negócio de Biologia 😅✌

    ResponderExcluir
  64. Muito interessante e bem explicado para meu entendimento

    ResponderExcluir
  65. Marcos Adolfo Ribeiro Gomes - 300 Matutino

    ResponderExcluir
  66. Nethelly Lorrany Sousa Siqueira- 300 Matutino

    ResponderExcluir
  67. Guilherme da Silva Ferreira
    Sala 102
    Turma matutino

    ResponderExcluir
  68. João Pedro Araújo da Roza
    Turma 200
    Vespertino

    ResponderExcluir
  69. Alana Dos Santos Tavares
    Turma:202
    Matutino

    ResponderExcluir
  70. KARYNE DE SOUSA PINHEIRO
    TURMA200
    VESPERTINO

    ResponderExcluir
  71. Anny Rafaelle '200' vespertino.

    ResponderExcluir
  72. Gustavo Cosme de Sousa

    202 - Matutino

    ResponderExcluir
  73. Alane Sousa Neto da Rocha

    201- Matutino

    ResponderExcluir
  74. Abel Vinícius da Silva Souta
    101- Matutino

    ResponderExcluir
  75. Ana Clara Conceição Guedes
    202 - Matutino

    ResponderExcluir
  76. Francisco de assis Carneiro de Castro
    300M

    ResponderExcluir
  77. Karine Yasmim do Nascimento de Sousa
    200 matutino

    ResponderExcluir
  78. Letícia Oliveira da Silva turma 100 vespertino

    ResponderExcluir
  79. Kethellyn Lorrane Sousa Siqueira turma 100

    ResponderExcluir
  80. Muito interessante um pouquinho complicado mas entende vivo significa está num mundo com a alma limpa pura sempre falando a verdade e sempre sentindo tudo a sau volta turma 100 ,@ misael camilo

    ResponderExcluir
  81. Wasley Barros de Sousa 100 vespertino

    ResponderExcluir
  82. Ana Beatriz Xavier Dourado
    101 matutino

    ResponderExcluir
  83. Syndioane Da Silva Dos Reis
    102 MATUTINO

    ResponderExcluir
  84. Gennifer Matos de Sousa
    100 matutino

    ResponderExcluir
  85. Daniel de Araújo Sousa
    100 vespertino

    ResponderExcluir
  86. Maísa Almeida Pereira
    101 matutino:)

    ResponderExcluir
  87. Kethellyn Lorrane Sousa Siqueira sala 100

    ResponderExcluir
  88. Maria Gabriela de Carvalho Sousa
    2° ano
    Turma 200 vespertino

    ResponderExcluir
  89. Anna Beatryz Martins Nunes
    100 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  90. Kethellyn Lorrane Sousa Siqueira turma 100 matutino

    ResponderExcluir
  91. Brenda da Silva Correia
    Turma 100
    Vespertino

    ResponderExcluir
  92. Wesley Abreu soares
    Turma 100
    Vespertino

    ResponderExcluir
  93. Wesley Abreu soares
    Turma 100
    Vespertino

    ResponderExcluir
  94. Lavinya Maria Santos Aguiar
    Turma: 101
    Matutino

    ResponderExcluir
  95. Jeniffer Rocha Guedes 101 Vespertino

    ResponderExcluir
  96. Otilia Mirian de Sousa Ferreira ,turma 100 , matutino
    As definições estão condizente com a ciência ,mas se fosse pra mim definir eu colocaria uma definição a mais ,só que seria uma coisa mais conotativa

    ResponderExcluir
  97. Wesley Abreu soares
    100 vesp

    ResponderExcluir
  98. Wesley Abreu soares
    100 vesp

    ResponderExcluir
  99. Elison Felipe fialho ferreira
    100 matutino

    ResponderExcluir
  100. Evelin Thais Silva uchôa Uchôa11 de maio de 2021 às 16:43

    Evelin thais Silva uchôa
    101vespertino

    ResponderExcluir
  101. Pedro Kauha da silva
    100 matutino

    ResponderExcluir
  102. Marianny Silva Ponciano
    202'matutino

    ResponderExcluir
  103. Gelanio dos santos bezerra
    101 vespertino

    ResponderExcluir
  104. Natatiele oliveira Barbosa
    202 matutino

    ResponderExcluir