VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atividade 1.1 Reflexões inicias, acerca dos desafios da escola e da sociedade atual/ BiBLIOTECA

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS










TUTOR: DILVA ALVES PINHEIRO
ALUNO: SUÉLLEN SOBREIRA BARBOSA






As tecnologias e a educação














Balsas

2011


As tecnologias e a educação

Atualmente o homem é um ser dependente das tecnologias, isto é, está sendo forçado a utilizá-la, promovendo assim uma requalificação quase que obrigatória e permanente para acompanhar as demandas do mercado.

Sendo assim as tecnologias devem ser introduzidas já nos primeiros anos de vida das pessoas principalmente nas escolas, onde se tem uma real necessidade de está inserindo conhecimento para a formação de indivíduos capazes de se integrar e interagir de forma consciente em todos os meios da sociedade.

A educação tem como ideal preparar as pessoas para a vida, cidadania e para o trabalho. .Por isso o maior desafio das tecnologias é incorporar a seu uso a formas de conhecimentos que seja útil na formação de cidadãos e não somente promover a inserção de informações fúteis e sem nenhum conteúdo que gere crescimento pessoal e profissional.

Segundo Pretto 2006, o problema não está no computador, mas nas imposições dos sistemas educacionais, fieis a toda sorte de objetivos, nem sempre educacionais, e, muitas vezes, dedicados a concepções utilitárias da educação.

Enfim, as tecnologias devem ser utilizadas de forma a canalizar os conhecimentos para o crescimento pessoal, desenvolvimento da educação, da cidadania e do trabalho e o papel dos educadores em geral são de informar e guiar os estudantes e comunidade a utilizar as mídias em gerais para a construção do conhecimento e formação profissional.















REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS



-PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,v. 11, n. 31, abr. 2006 . Disponível em    . acessos em 18 maio 2011. doi: 10.1590/S1413-24782006000100003

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Interações no Diario de Bordo

Atividade 1.3 : Assistir a um vídeo com entrevista sobre o tema educação e tecnologia e registrar a própria reflexão(atividade opcional).

Atividade 2.1-Avaliação da Unidade I

Atividade 2.2 Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar no Portal do Professor.

Quem sou eu como professor e aprendiz?

As tecnologias e a educação

Atualmente o homem é um ser dependente das tecnologias, isto é, está sendo forçado a utilizá-la, promovendo assim uma requalificação quase que obrigatória e permanente para acompanhar as demandas do mercado.

Sendo assim as tecnologias devem ser introduzidas já nos primeiros anos de vida das pessoas principalmente nas escolas, onde se tem uma real necessidade de está inserindo conhecimento para a formação de indivíduos capazes de se integrar e interagir de forma consciente em todos os meios da sociedade.

A educação tem como ideal preparar as pessoas para a vida, cidadania e para o trabalho. .Por isso o maior desafio das tecnologias é incorporar a seu uso a formas de conhecimentos que seja útil na formação de cidadãos e não somente promover a inserção de informações fúteis e sem nenhum conteúdo que gere crescimento pessoal e profissional.

Segundo Pretto 2006, o problema não está no computador, mas nas imposições dos sistemas educacionais, fieis a toda sorte de objetivos, nem sempre educacionais, e, muitas vezes, dedicados a concepções utilitárias da educação.

Enfim, as tecnologias devem ser utilizadas de forma a canalizar os conhecimentos para o crescimento pessoal, desenvolvimento da educação, da cidadania e do trabalho e o papel dos educadores em geral são de informar e guiar os estudantes e comunidade a utilizar as mídias em gerais para a construção do conhecimento e formação profissional.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAs 
-PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,v. 11, n. 31, abr. 2006 . Disponível em    . acessos em 18 maio 2011. doi: 10.1590/S1413-24782006000100003

Fórum de apresentação

Suéllen Sobreira Barbosa


Enviada em May 20 2011 02:30:16:000PM
Suéllen Sobreira Barbosa May 16 2011 10:06:57:000AMSuéllen Sobreira Barbosa, 
formada em Licenciatura Plena em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, 
Especialista em Paisagismo e Manejo Ambiental pela UESPI.
Professora do Ensino Médio do Estado do Maranhão desde 2006.

Importância do curso TIC-100 horas

As tecnologias geram constantes mutações e nos impõe desafios diários, coloca-nos diante de mudanças em todos os ramos da sociedade principalmente na educação. Nós, educadores, precisamos está constantemente buscando novos aprendizados, principalmente no que diz respeito aos modos de gerar e buscar informações.