Atividade 3.2
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Balsas
Professor(a): Suéllen Sobreira Barbosa
PLANO DE AULA
Instituição escolar: CEM Dom Daniel Comboni
Segmento/ano: Ensino Médio 1ºU Disciplina: Biologia
Professor (a): Suéllen Sobreira Barbosa
Tema:Respiração Celular
Objetivos Gerais: Compreender em todos os aspectos a respiração celular
AULA 1
Assunto | Estratégias didáticas | Objetivos Específicos | Recursos | Avaliação | Tempo |
Respiração celular. | -Explanação oral dialogada; -Pesquisa no LIED sobre respiração celular | -Identificar as características gerais da respiração celular. | - Livro Didático -Computador com Internet | -Comportamento interativo -montagem de slides para apresentação de trabalho em grupo | 50 min. |
Aula 2
Assunto | Estratégias didáticas | Objetivos Específicos | Recursos | Avaliação | Tempo |
Respiração celular. | - Socialização dos slides sobre a respiração celular | -Compreender a importância da respiração celular na manutenção da vida. | - Data show - computador - Quadro branco - pincel - cartazes | -Conteúdo de apresentação - avaliação escrita | 110 min. |
Referências Bibliográficas:
Amabis, José Mariano.Biologia, Volume 1. Editora Moderna, São Paulo 2004.
Professor(a): Suéllen Barbosa Oliveira Data:______/______/2011 Tempo de duração: 50min | NOTA: RC: ___________ IC: ___________ CS: ___________ |
- Não rasurar, não usar corretivo, não usar celular; - A prova será retirada mediante conversa ou consulta a qualquer material; - A prova feita a lápis não dá direito a revisão; - Caneta, lápis, borracha e apontador são de uso pessoal, obrigatório e intransferível. |
AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA- Assunto: Respiração Celular
1. Marque a organela responsável pela respiração celular e escreva seu respectivo nome.(1.0)
2. A respiração celular é o processo pelo qual a energia contida nos alimentos é gradualmente transferida para moléculas de ATP que serão utilizadas em todas as reações celulares ou orgânicas que requerem energia. Sobre a respiração é correto afirmar que.(1.0)
a) a glicose é totalmente degradada durante a glicólise.
b) a formação de ATP ocorre somente dentro da mitocôndria.
c) na respiração anaeróbia não existem aceptores de elétrons.
d) na respiração aeróbia o oxigênio é utilizado como aceptor final de hidrogênios formando água.
3. Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre a adenosina trifosfato (ATP).
I. O ATP é um composto de armazenamento que opera como fonte de energia.
II. Todas as células vivas precisam de ATP para captação, transferência e armazenagem da energia livre utilizada para seu trabalho químico.
III. O ATP é gerado pela hidrólise de adenosina monofosfato (AMP + Pi + energia livre).
IV. O ATP é sintetizado a partir da molécula de glicose, por meio da glicólise e da respiração celular. análise das afirmativas, conclui-se que
a) somente I e II estão corretas.
b) somente II e III estão corretas.
c) somente III e IV estão corretas.
d) somente I, II e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas
4. (UFV-MG) O processo de respiração celular pode ser dividido em três etapas básicas. O esquema a seguir representa uma mitocôndria inserida no hialoplasma, com as indicações I, II e III.
Observe o esquema e assinale a afirmativa correta. .(1.0)
a) A fosforilação oxidativa ocorre no número III.
b) A glicólise ocorre no número I.
c) O ciclo de Krebs ocorre no número II.
d) A etapa fotoquímica ocorre nos números I e II.
e) O ciclo das pentoses ocorre nos números I, II e III.
05. (UDESC) A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica. .(1.0)
a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.
b) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos.
c) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria.
d) Libera energia na forma de 38 ATPs.
e) Transforma ácido lático em ácido pirúvico.
a) Fermentação láctica.
b) Respiração celular.
c) Fermentação alcoólica.
d) Fotossíntese.
e) Quimiossíntese.
7. (UNIR) Durante a respiração celular, apenas 45% da energia liberada na combustão da glicose são armazenados pela célula, ou seja, 55% são perdidos sob a forma de calor. A célula eucariótica consegue armazenar a energia liberada na combustão da glicose por meio da: .(1.0)
a) Síntese de moléculas de ATP.
b) Síntese de AMP.
c) Degradação de moléculas de FADH2.
d) Oxidação de moléculas de ATP.
e) Redução de compostos nitrogenados.
8 (Fuvest-SP) A respiração aeróbica fornece como produtos finais: .(1.0)
a) ácido pirúvico e água.
b) ácido pirúvico e oxigênio.
c) gás carbônico e água.
d) oxigênio e água.
e) oxigênio e gás carbônico
9. Qual a importância da respiração celular na manutenção da vida? .(1.0)