VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atividade opcional 3.2


Atividade 3.2

Curso: Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Balsas
Professor(a):  Suéllen Sobreira Barbosa

PLANO DE AULA

Instituição escolar: CEM Dom Daniel Comboni

Segmento/ano: Ensino Médio 1ºU         Disciplina: Biologia               

Professor (a): Suéllen Sobreira Barbosa

Tema:Respiração Celular

Objetivos Gerais: Compreender em todos os aspectos a respiração celular



AULA 1
Assunto
Estratégias didáticas
Objetivos Específicos
Recursos
Avaliação
Tempo
Respiração celular.
-Explanação oral dialogada;
-Pesquisa no LIED sobre respiração celular


-Identificar as características
gerais da respiração celular.
- Livro Didático
-Computador com Internet


-Comportamento interativo

-montagem de slides para apresentação de trabalho em grupo

50 min.

Aula 2
Assunto
Estratégias didáticas
Objetivos Específicos
Recursos
Avaliação
Tempo
Respiração celular.
- Socialização dos slides sobre a respiração celular

-Compreender a importância da respiração celular na manutenção da vida.
- Data show
- computador
- Quadro branco
- pincel
- cartazes


-Conteúdo de apresentação
- avaliação escrita



110 min.

Referências Bibliográficas:
Amabis, José Mariano.Biologia, Volume 1. Editora Moderna, São Paulo 2004.


















                                  CE DOM DANIEL COMBONI                                                                     
                               Nome: ____________________________ N.º _____ Turma:
                             Professor(a): Suéllen Barbosa Oliveira
                                Data:______/______/2011                                                                   Tempo de duração: 50min

NOTA:
RC: ___________
IC: ___________
CS: ___________
- Não rasurar, não usar corretivo, não usar celular;                          -  A prova será retirada mediante conversa ou consulta a qualquer material;                                                                                      
- A prova  feita a lápis não dá direito a revisão;                                 -  Caneta, lápis, borracha e apontador são de uso pessoal,   obrigatório e intransferível.     



AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA- Assunto: Respiração Celular



1.    Marque a organela responsável pela respiração celular e escreva seu respectivo nome.(1.0)



                        a)   núcleo                                        b)   cloroplasto                                             

                        c) mitocondria                                        d)   reticulo                                    





            
2.         A respiração celular é o processo pelo qual a energia contida nos alimentos é gradualmente transferida para moléculas de ATP que serão utilizadas em todas as reações celulares ou orgânicas que requerem energia. Sobre a respiração é correto afirmar que.(1.0)

a) a glicose é totalmente degradada durante a glicólise.

b) a formação de ATP ocorre somente dentro da mitocôndria.

c) na respiração anaeróbia não existem aceptores de elétrons.

d) na respiração aeróbia o oxigênio é utilizado como aceptor final de hidrogênios formando água.

 3.  Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre a adenosina trifosfato (ATP).

I. O ATP é um composto de armazenamento que opera como fonte de energia.

II. Todas as células vivas precisam de ATP para captação, transferência e armazenagem da energia livre utilizada para seu trabalho químico.

III. O ATP é gerado pela hidrólise de adenosina monofosfato (AMP + Pi + energia livre).

IV. O ATP é sintetizado a partir da molécula de glicose, por meio da glicólise e da respiração celular.  análise das afirmativas, conclui-se que

a) somente I e II estão corretas.

b) somente II e III estão corretas.

c) somente III e IV estão corretas.

d) somente I, II e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas

4. (UFV-MG) O processo de respiração celular pode ser dividido em três etapas básicas. O esquema a seguir representa uma mitocôndria inserida no hialoplasma, com as indicações I, II e III.


Observe o esquema e assinale a afirmativa correta. .(1.0)

a) A fosforilação oxidativa ocorre no número III.

b) A glicólise ocorre no número I.

c) O ciclo de Krebs ocorre no número II.

d) A etapa fotoquímica ocorre nos números I e II.

e) O ciclo das pentoses ocorre nos números I, II e III.

 05. (UDESC) A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica. .(1.0)

a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.

b) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos.

c) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria.

d) Libera energia na forma de 38 ATPs.

e) Transforma ácido lático em ácido pirúvico.

  6.  COVEST) Abaixo tem-se uma representação simplificada de um processo biológico celular, exergônico. Analise a figura e identifique a alternativa que indica a denominação desse processo representado por (X). .(1.0)











a) Fermentação láctica.

b) Respiração celular.

c) Fermentação alcoólica.

d) Fotossíntese.

e) Quimiossíntese.

7. (UNIR) Durante a respiração celular, apenas 45% da energia liberada na combustão da glicose são armazenados pela célula, ou seja, 55% são perdidos sob a forma de calor. A célula eucariótica consegue armazenar a energia liberada na combustão da glicose por meio da: .(1.0)

a) Síntese de moléculas de ATP.

b) Síntese de AMP.

c) Degradação de moléculas de FADH2.

d) Oxidação de moléculas de ATP.

e) Redução de compostos nitrogenados.

8 (Fuvest-SP) A respiração aeróbica fornece como produtos finais: .(1.0)
a) ácido pirúvico e água.
b) ácido pirúvico e oxigênio.
c) gás carbônico e água.
d) oxigênio e água.
e) oxigênio e gás carbônico


9. Qual a importância da respiração celular na manutenção da vida? .(1.0)