VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 20 de maio de 2020

CÉLULAS

           As células são estruturas microscópicas que fazem parte da        organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça.
          O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.

 Teoria celular

A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
  1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
  2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
  3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.
Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Estrutura das Células

Célula
               A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
            Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
                Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
              O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
          Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.

Mapa Mental - Células


Reino Plantae ou Metaphyta

                As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são   semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica   que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são   aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
Atualmente, classifica-se um indivíduo como vegetal se ele for:
  • eucarionte;
  • fotossintetizante - contendo as clorofilas a e b em suas estruturas especializadas em fotossíntese (cloroplastos), que armazenam seus produtos fotossintéticos na forma de amido;
  • com células revestidas de parede celular a base de celulose;
  • com estruturas celulares como os vacúolos e plastos.As plantas estão presentes em praticamente todos os biomas terrestres e possuem importante papel ecológico através da fotossíntese. Utilizam a energia luminosa para gerar matéria orgânica, como carboidratos, que são armazenadas no próprio vegetal.
    Essa matéria orgânica é consumida por outros seres vivos. Portando, os vegetais são chamados de produtores e considerados a base da cadeia alimentar de qualquer ecossistema.
    Além disso, a fotossíntese absorve o gás carbônico ambiental para utilizar na produção de matéria orgânica. Assim, gera subprodutos como oxigênio que, em um primeiro momento, não é utilizado pelo vegetal e pode ser liberado para o meio externo.
    Desse modo, contribui para a manutenção da atmosfera terrestre, o que permite a sobrevivência de organismos aeróbicos.

    Estrutura

    As plantas possuem estruturas com funções específicas para garantir sua permanência nos mais variados ambientes. Sendo, predominantemente, organismos imóveis, precisam de estruturas especializadas que garantam a sua sobrevivência nas variadas condições adversas existentes.
  • Estruturas primitivas

    As briófitas são os organismos do Reino Plantae mais primitivos, de acordo com a evolução. Por isso, não apresentam tecidos verdadeiros nem as estruturas características dos vegetais.
    Os musgos apresentam rizóides ao invés de raízes, caulóide ao invés de caule e filóides ao invés de folhas. Supõe-se que as estruturas especializadas apareceram a partir dessas estruturas iniciais presentes nas briófitas.

    Estruturas evoluídas

    Os demais grupos vegetais, como as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, apresentam em sua estrutura:
    • Raiz: localizada geralmente no interior do solo. Possui como função principal a absorção de água e nutrientes presentes no solo, para serem utilizados na fotossíntese e nos demais processos metabólicos do vegetal;
    • Caule: possui função estrutural e de suporte, dando resistência ao vegetal. Dependendo do vegetal, o caule pode sofrer alguma variação, sendo maior, ramificado etc. Outra função do caule é promover integração entre a raiz e as extremidades superiores do vegetal, onde estão presentes as folhas.
    • Folhas: órgãos localizados nas extremidades do caule. Juntos, formam a parte aérea do vegetal (geralmente acima do solo). A função das folhas é promover as trocas gasosas entre o vegetal e o meio externo e, principalmente, realizar a fotossíntese;
    • Flores: presentes apenas nas angiospermas, são as estruturas reprodutivas do vegetal. Contém os órgãos reprodutores e os gametas que, quando fecundados, formam as sementes. Algumas flores apresentam estruturas especializadas para atrair polinizadores, que irão promover o encontro entre o gameta masculino e o feminino e, assim, gerar o embrião;
    • Frutos: também presentes apenas em angiospermas, os frutos descendem das flores em que houve a fecundação (encontro dos gametas), gerando as sementes e a diferenciação do ovário. Os frutos podem apresentar estruturas e características distintas de uma planta para outra, mas a função é sempre a de proteger as sementes e promover a sua dispersão.